Publicidade

Bacharel Teologia Nascidos de Novo

segunda-feira, 1 de junho de 2015

O Correto é Aleluia ou Aleluias?

Saiba qual é o termo correto


É comum encontrar cristãos durante o culto de adoração a Deus, pronunciam a expressão “Aleluia”, porém, outros dizem “Aleluias”, porque ouviram e aprenderam que isso seria uma forma de reverenciar a Deus.
"Aleluia" uma transliteração que vem da língua hebraica e que na maioria das vezes usamos sem saber muito bem o que significa. Falamos um pouco disso em outro Post.
Mas, de fato, qual a forma correta de se pronunciar: “Aleluia” ou “Aleluias”?
  • Significado

O termo é formado por duas palavras hebraicas a primeira palavra é hallel, que significa “louvor”. A segunda é Yah que significa SENHOR. Juntas, formam a palavra “Halleluyah“. A forma latina de se escrever é “Aleluia” (no singular).
Encontramos essa palavra 24 vezes na Bíblia Hebraica, e quatro vezes na transliteração grega (ἀλληλούϊα) do Apocalipse (Ap 19.1,3,4 e 6).
Devemos entender que, independente da forma que é escrito, seja "Halleluyah", "ἀλληλούϊα" ou "Aleluia", a pronúncia é a mesma em todos os idiomas.
O plural da palavra não tem sentido devido à origem dela. Além disso, na Bíblia, em nenhum momento há o uso dessa expressão no plural.
Precisamos buscar graça e conhecimento para não ficarmos presos à religiosidade. Toda dúvida deve ser esclarecida e a melhor forma é consultando o nosso Manual, ou seja, a Bíblia Sagrada – Palavra de Deus.
Assim, “Aleluia” ao Único que é digno de receber a honra e a glória, a força e o poder. Amém.

O Significado de Aleluia?


Essa expressão Aleluia é uma transliteração que vem da língua hebraica e que na maioria das vezes usamos sem saber muito bem o que significa. Praticamente em todo culto é possível ouvir os irmãos fazerem menção dessa palavra.

A palavra aleluia é uma expressão de louvor a Deus como descrito nos livros de Salmos e Apocalipse e é formada por duas palavras hebraicas que, combinadas significam algo como “Louvai ao SENHOR”

A primeira palavra é  (הַלְּלוּ) Hallelu, que significa “louvor”.
A segunda palavra é  (יָהּ) Yah ou (Jah) uma forma contraída do nome próprio de Deus no Antigo Testamento, que significa (SENHOR). 
Juntas formam então a palavra “Aleluia” (Louvai ao SENHOR).

Exemplo de versículos onde ela aparece: 
“Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: Amém! Aleluia!” (Salmos 106. 48).

E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus (Apocalipse 19:1)



Curso Manutenção de Smartphones

Publicidade

Poderá gostar também de: